Diretor da FAAGROH ministra palestra em Congresso de Biólogos

O diretor da FAAGROH, mestre e biólogo, Geraldo G.J. Eysink participou no dia 13 dezembro do 23º Conbio – Congresso de Biólogos do CRBio-0, realizado no Instituto Biológico, em São Paulo. Palestrando para pesquisadores da área biológica, diretores, membros do Conselho de Biologia e estudantes, o colaborador do Grupo Polis Educacional, abordou o tema Flora Brasileira – Uma Perspectiva para Biólogos Empreendedores.

Dentre os principais objetivos da atividade está a conscientização dos biólogos sobre o amplo mercado de trabalho e a necessidade da capacitação juntamente com o acompanhamento das tecnologia. “Outro objetivo, igualmente importante era a de mostrar o quanto os biólogos devem rever os seus conceitos com relação a pesquisa aplicada, mercado de negócios (usei as plantas como elemento para demonstrar isso)”, explica Eysink.  O diretor da Faculdade de Agronegócios de Holambra aproveitou a oportunidade para sugerir uma mudança na grade curricular dos cursos de ensino superior que é a inclusão de disciplinas sobre economia ambiental e que priorizem a valoração do meio ambiente, sendo essa abordagem um dos grandes diferenciais das graduações da UniFAJ e FAAGROH.

“Novos nichos de negócio estão sendo abertos, basta conhecer os projetos da Natura e a AMBEV com o guaraná. No entanto, apesar das enormes possibilidades, devido à falta de profissionais qualificados e é justamente esse o grande mercado para biólogos. Aliás, temos uma dupla oportunidade de fazer um belo trabalho. Além de conhecermos cada planta e conseguimos colocá-la no mercado consumidor, estou convicto que é justamente através dessa atividade, que a nossa flora ficará mais conhecida e, consequentemente, protegida. O papel do biólogo acaba sendo essencial para promover diretamente o agronegócio brasileiro, basta mudarmos os nossos paradigmas”, complementou o Diretor.