Participantes do Agro Day revelam encantamento com estrutura da UniFAJ e FAAGROH

“Estamos apaixonadas, ficamos encantadas. É uma estrutura incrível, maravilhosa”, disse Anny Seixas, de Campinas, durante visita às instalações da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) e da FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra). Ela foi uma das participantes do Agro Day, tour realizado no dia 10 de novembro. Anny veio acompanhar a filha Maria Luiza, que vai prestar vestibular no ano que vem para Veterinária na UniFAJ. “Viemos fazer uma visita para conhecer a universidade, conhecer o campus, e agora ela (filha) está tão certeira que quer estudar aqui que não quer prestar nenhum outro vestibular. Ela está empolgadíssima, não quer nem ir embora”, relevou Anny, que trouxe ao passeio também a  filha mais nova, Mariana.

Os visitantes conheceram as instalações do CPAA (Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias), que funciona como catalisador de estudos científicos nas áreas da saúde humana e animal; o Hospital-Escola Veterinário, que é um dos maiores e mais bem equipados da América Latina, e a FAAGROH, primeira faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas. O tour teve início no campus 2 da UniFAJ, seguiu para o CPAA e encerrou na FAAGROH.

Durante o passeio, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios, tirar leite de vacas e realizar o plantio de mudas. “Foi uma visita muito boa, interessante e produtiva, pois a gente pode aprender muita coisa. Valeu a pena mesmo”, comentou Jarbas Daniel Viana, de Jaguariúna. “Eu quero fazer o curso de agronomia, pois é que eu gosto, e com o moro em Jaguariúna, é fácil o acesso”, disse.

Telma Natalie, 16 anos, de Jaguariúna, também afirmou que gostou de tudo que viu. “Foi muito bom, uma experiência muito boa, pois eu não conhecia os outros campi. Se tiver que estudar, escolho a UniFAJ.”

“Foi muito bom porque mostrou para a gente os outros campi e me fez ver que é isso que mesmo que eu quero. Eu vi a estrutura do curso da Medicina Veterinária aqui e tive a certeza do que eu quero, e não vou mudar de curso não”, afirmou Paola Maria Oliveira Silva, de 17 anos, de Jaguariúna.

Formação profissional de ponta

O diretor acadêmico de unidade da UniFAJ, professor Flávio Pacetta, lembrou que o evento foi muito importante para que as pessoas interessadas no agronegócio tivessem a oportunidade de conhecer as qualidades das instituições. “Quem veio aqui pôde ver a estrutura do nosso hospital veterinário, que é um dos maiores e melhores equipados da América Latina, reconhecido mundialmente, inclusive, com seu diploma tendo dupla validação aqui e nos Estados Unidos; o Centro de Pesquisa Ambiental e Agropecuária, que é uma estrutura gigante (200 mil metros quadrados de área) que nós montamos também para esse tipo de suporte, no qual temos um laboratório onde foram investidos mais de R$ 8 milhões pela empresa Delaval, que é nossa parceira, onde tem manejo de gado, suíno, piscicultura”, citou.

Pacetta deu ainda ênfase a outro espaço exclusivo e inédito no Brasil, que é a FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), que conta com salas de aula estufa. “Quem quer fazer Engenharia Agronômica, Horticultura, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos vai usufruir de espaços laboratoriais onde é possível ver a prática desde o primeiro momento. No Hospital Veterinário, por exemplo, tem toda a parte de cuidado com o gado, no CPAA tem todo o manejo e extração de leite num processo ultramoderno. Esse leite vem para os laboratórios do Campus 2 para passar por um processo de higienização, e o curso de Engenharia de Alimentos produz queijos utilizando a matéria prima desses animais que cuidamos com tanto carinho”, explica.

O diretor informa que na FAAGROH também há esse processo cíclico. “O pessoal traz as sementes, faz o estudo da formação das plantas e daquilo que é futuro para a humanidade: o alimento”, exemplifica.

Pacetta lembrou de parceiras importantes estabelecidas pela FAAGROH com o Veiling Holambra e as firmadas recentemente com a maior cooperativa mundial sediada na Holanda e com instituições de ensino superior holandesas. “Isso traz tecnologia muito grande e de ponta, o que diferencia nossos cursos tanto na FAAGROH quanto na UniFAJ. Portanto é uma oportunidade única para o aluno aqui de São Paulo e do Brasil inteiro estar num ambiente totalmente voltado para a formação de ponta do profissional que nós precisamos no mercado”, defende