Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    8ª edição do projeto “Despertando Sentidos” do Grupo UniEduK beneficia o CIASPE Indaiatuba

    Com o tema “Imagine despertar a empatia das pessoas – Despertando Sentidos 2021”, alunos de Engenharias de Produção e Civil iniciaram as atividades do projeto que atenderá as necessidades dos associados ao Centro de Inclusão e Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais de Indaiatuba
     
    O CIASPE (Centro de Inclusão e Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais) de Indaiatuba será a beneficiada pela 8ª edição do projeto “Despertando Sentidos” promovido pelos cursos de Engenharias de Produção e Civil do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX). Esta é a primeira vez que estudantes de Indaiatuba participam das ações. 
    Em resumo, “Despertando Sentidos” é uma ação com o intuito de promover o vínculo entre as pessoas e a integração da diversidade. Por meio da aplicação das ferramentas gerenciais, os estudantes, durante todo o semestre letivo, terão a missão de atender os associados do CIASPE. 
    Com o tema “Imagine despertar a empatia das pessoas – Despertando Sentidos 2021″, o projeto contará, principalmente, com a parceria do TOM Sociocultural, NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) e NIAC (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade). 
    Com a finalidade de iniciar as atividades, Alberto Andrade, conselheiro do Centro de Inclusão, apresentou, aos alunos das Engenharias seus objetivos bem como suas necessidades. “Em função da pandemia e queda de arrecadação, o CIASPE solicitou uma ajuda ao TOM que, por consequência, apresentou ao curso de Engenharia de Produção que já trabalha com esta proposta de extensão em suas disciplinas de Desenvolvimento de Produto e Gestão de Projetos”, explica o professor Geraldo Delgado. 
    A princípio, neste ano, os resultados serão apresentados em junho para a comunidade.


    SOBRE O “DESPERTANDO SENTIDOS
    Primeiramente, a iniciativa do “Despertando Sentidos”, desenvolvida na disciplina de Gestão de Projetos ministrada pelo professor Geraldo Delgado, surgiu em 2014, na UniFAJ, com a aplicação do Design Universal no desenvolvimento de projetos. 
    Em síntese, o Design Universal é a iniciativa de se projetar para todos incluindo tanto aqueles com algum tipo de deficiência, como aqueles que não as possuem. Além disso, o usuário também pode ter algum tipo de dificuldade na utilização de produtos ou ambientes, devido às características específicas de onde se encontra. Assim sendo, o Design Universal vem para apresentar soluções a esta problemática. 
    De acordo com o docente, o projeto vem com o propósito de contribuir no ensino a alunos de Exatas e Tecnologia a fim de sensibilizar e criar vínculos entre as pessoas em um mundo de interações digitais. “Observa-se que esta ação traz a conscientização da comunidade interna [Centros Universitários] para reverberar à comunidade externa, além de melhor preparação dos nossos futuros engenheiros”, diz Geraldo. 
     
    EDIÇÃO 2020 – “DESPERTANDO SENTIDOS
    A edição do “Despertando Sentidos” em 2020, ocorreu em meio a pandemia e para isso contou com a adaptação da comunidade acadêmica. Assim sendo, os alunos desenvolveram diversos produtos com a temática de Design Universal. 
    Só para exemplificar, os estudantes desenvolveram uma linha de vestuários para pessoas com baixa mobilidade de membros superiores; mobiliários para cozinha adaptáveis ao usuário; gôndolas para supermercados adaptáveis para cadeirantes e; dispositivos para pessoas com deficiência visual. 
    Segundo professor Geraldo, com a impossibilidade de se frequentar o Centro Universitário, os alunos realizaram a experiência de vivenciar algum tipo de deficiência em suas casas e registraram em vídeos compartilhados de forma coletiva em aula. 
    “Logicamente esta breve experimentação de forma extremamente simples, não reflete o que é ser uma pessoa com deficiência e suas privações, porém a ideia foi construir uma nova forma de pensamento nestes futuros engenheiros. Em 2020, tínhamos as Engenharias de Produção e de Alimentos trabalhando juntas”, conclui o docente. 


    Vestibular Online
    O Grupo UniEduK, formado pela UniFAJ, UniMAX e FAAGROH, oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos ofertados nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.
    Não perca tempo e inscreva-se agora para fazer seu Vestibular Online!
     
    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)
    Crédito Foto: Arquivo CIASPE

    Skip to content