A diversidade de atuação do Farmacêutico e atualidade sobre a área é foco da Semana Acadêmica da Farmácia do Grupo UniEduK

A diversidade de atuação do Farmacêutico e atualidade sobre a área é foco da Semana Acadêmica da Farmácia do Grupo UniEduK

Estudantes receberam informações práticas sobre o mercado de trabalho, sobre preparo para atuação além de casos clínicos a partir da contribuição de profissionais experientes

 

“O Papel do Farmacêutico nas Análises Clínicas” foi o primeiro tema tratado na Semana Acadêmica de Farmácia 2020 promovido pelo Grupo Educacional UniEduK (UniFAJ e UniMAX). A abordagem foi realizada pela palestrante convidada: Dra. Michele Leal Vieira Jacober, Farmacêutica Bioquímica e Mestre em Ciências Médicas pela UniCAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Atualmente, Dra. Michele é analista clínica do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e na oportunidade, apresentou as fases de atuação do farmacêutico: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Ela falou também sobre legislação, Normas Regulamentadoras (NRs), Direitos Trabalhistas, casos clínicos, entre outros.

Em seguida, o evento destinado aos alunos de Farmácia de todo o Grupo UniEduK, contou com a contribuição de Dra. Carolina Pessoa Camargo, Coordenadora de Validação e Embaixadora Ethics & Compliance na Takeda Pharma. O tema ministrado foi “Desafios da Implementação da RDC 301/2019 e IN 35”, em que falou sobre diretrizes gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos e suas principais alterações.

Com 15 anos de experiência em indústria farmacêutica, Dra. Carolina sempre atuou na área de Garantia da Qualidade e já trabalhou com implementação de Sistemas de Qualidade de acordo com o PIC/S na Alemanha e na Argentina. É coautora do livro “Diretrizes para Gerenciamento de Riscos nos Processos da Indústria Farmacêutica” Sindusfarma.

No segundo dia evento, a participação foi diretamente de Portugal, com a Dra. Caroline Mesquita, Farmacêutica e doutora em Farmacologia pela UniCAMP, que também é pesquisadora, palestrante, colunista, consultora científica e professora.

O assunto abordado por Dra. Caroline foi “Farmacogenética como chave da medicina de precisão”. Ela falou sobre as principais etapas farmacocinéticas; mecanismos de absorção de fármacos e; fatores que influenciam a absorção e a distribuição. Também apresentou o conceito de Medicina de Precisão; surgimento da Farmacogenética, etc.

A última palestrante da Semana foi Dra. Nádia Baggio Ratti Lopes, formada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Farmacologia,

Mestre em Saúde Coletiva pela UniCAMP e Doutoranda no programa de Saúde

Coletiva. Ela atua como Farmacêutica em Paulínia/SP desde 2015 e há um ano é coordenadora da Assistência Farmacêutica municipal.

“Assistência Farmacêutica no SUS” foi o assunto trazido pela Dra. Nádia, que falou da importância do tema, o histórico da assistência farmacêutica com legislações e mudanças; políticas públicas; gestão; ciclo; ações; cuidados farmacêuticos, entre outros.

“O objetivo da Semana Acadêmica Farmacêutica foi diversificar as áreas de atuação do profissional farmacêutico, além da discussão de temas atuais como a medicina personalizada. De modo geral, os palestrantes passaram informações práticas do mercado de trabalho, do preparo para atuação até casos clínicos. Para o evento também tivemos patrocinadores/apoiadores: TBR Pharma, Dra. Caroline Mesquita, Olenka Cosméticos e Pós-Graduação UniEduK”, destaca o gestor acadêmico do curso, professor André Rennó.

Além de palestras, o evento também promoveu o Concurso Cultural “Farma Cult”, projeto sociocultural com a atividade Farma Music: canto/música dos alunos do curso de Farmácia; Farma Pet Day: fotos de pets dos alunos e; Farma Picture: fotos que representam a profissão farmacêutica.

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.

Inscreva-se: Vestibular 2021

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)