Alumni de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK conquista vaga em mestrado da UniCAMP

Alumni de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK conquista vaga em mestrado da UniCAMP

 Janini de Oliveira Dias da Silva se formou na UniFAJ em 2018. Atualmente trabalha no NEPI e faz parte da equipe editorial da Intellectus Revista Acadêmica Digital

 

Janini de Oliveira Dias da Silva, alumni do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK, conquistou uma vaga no mestrado da UniCAMP com um pré-projeto sobre avaliação da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Campinas utilizando um sistema de indicadores de mobilidade urbana sustentável.

Formada em 2018 pela UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, Janini trabalha no NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) e faz parte da equipe editorial da Intellectus Revista Acadêmica Digital.

“Aproximei-me da pesquisa científica no segundo ano da graduação, por meio de um convite da ex-coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, que me apresentou para a professora Dra. Ana Maria Girotti Sperandio. Participei do Grupo de Estudos GEMOBIAS sobre mobilidade e acessibilidade para cidades saudáveis da UniFAJ e após convite da professora Sperandio, participei também do GEPUCS – Grupo de Estudos de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da FEC/UNICAMP”, conta a alumni.

Desde o início da graduação, Janini teve interesse por mobilidade e planejamento urbano por meio da pesquisa científica, portanto a escolha do tema de seu pré-projeto para o mestrado aconteceu de modo natural. “A ideia é realizar um levantamento de dados de alguns municípios da RMC para calcular o índice de mobilidade urbana e por meio destes resultados, apresentar soluções para que os governos locais possam adequar as cidades melhorando assim, a qualidade de vida dos cidadãos”, revela.

Janini destaca quais foram os principais desafios para sua conquista. “Desde a graduação em 2018, eu me aproximei da pós-graduação da FEC/UNICAMP participando de algumas disciplinas como aluna especial. Participei do processo seletivo em 2019, mas apenas neste ano, tive a oportunidade de desenvolver um pré-projeto sobre mobilidade sustentável que me garantiu uma vaga no mestrado”, diz.

Para a alumni, o ingresso no mestrado representa a continuação da sua carreira acadêmica, pois foi a área em que mais se identificou dentro da Arquitetura e Urbanismo. Ela comenta também os motivos que a fizeram escolher o curso e a instituição. “Inicialmente, escolhi Arquitetura por influência da família e pelo meu interesse nas artes plásticas. Mas, durante o curso, ao entrar em contato com as disciplinas de Urbanismo, percebi que admiro muito a área de planejamento urbano e sustentabilidade”, ressalta. “Escolhi a UniFAJ devido ao corpo docente muito especializado e pela proximidade com a minha residência”, conclui.

 

Confira outras histórias de alumnis de sucesso:

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Foto: Arquivo Pessoal