Alunos de Farmácia criam campanha em conscientização ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Alunos de Farmácia criam campanha em conscientização ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Estudantes desenvolveram diversos informativos sobre o tema que estão sendo publicados em suas próprias redes sociais e compartilhadas nas redes sociais oficiais da UniFAJ

 

Com o intuito de promover o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, os estudantes de Farmácia da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna desenvolveram uma campanha de conscientização sobre o tema. A data é comemorada neste dia 05 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. “O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado”, destaca o órgão público.

Por sua vez, o coordenador do curso, professor Dr. André Lisboa Rennó, explica que o profissional farmacêutico tem a missão de prover os medicamentos bem como conscientizar sobre seu uso racional que engloba tanto os prescritores quanto os que usam medicações. “Por esse motivo, os alunos de Farmácia desenvolveram informativos sobre o Uso Racional de Medicamentos que serão compartilhados nas principais redes sociais. Acreditamos que a informação é o melhor remédio e recomendamos: se tem dúvidas sobre medicamentos: procure sempre um farmacêutico”, reforça o docente. As atividades foram desenvolvidas e supervisionadas pela professora Dra. Michelle Pedroza Jorge com alunos do 3º semestre. 

Entre as peças criadas pelos alunos estão informações sobre o que é o uso racional de medicamentos, o que é a automedicação e os riscos da automedicação; a missão da prática farmacêutica; o que são os medicamentos, riscos à saúde, riscos ambientais, como diminuir riscos, além de vários exemplos de uso certo ou errado e; o resultado de uma pesquisa realizada no campus II e Interclínicas da UniFAJ.

Os estudantes também aproveitaram a oportunidade para abordar temas relacionados ao Coronavírus como a importância do isolamento social; vários exemplos de Fake News e; verdades ou mentiras sobre a Covid-19.

Acompanhe o trabalho nas redes sociais: https://www.instagram.com/unifajoficial/

https://www.facebook.com/unifajoficial

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)