Aumento na procura aponta cursos EaD como solução ideal para o presente e futuro

Aumento na procura aponta cursos EaD como solução ideal para o presente e futuro

Constante crescimento da modalidade vem sendo acompanhado desde 2000 pelo censo da Educação Superior do INEP

 

A pandemia de COVID-19 evidenciou ainda mais um mercado em constante expansão: os cursos EaD (Ensino a Distância). O distanciamento social adotado como uma das medidas de prevenção ao Coronavírus reforçou que o EaD deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade capaz de atender com qualidade e eficiência tanto a situação atípica vivida atualmente em escala mundial quanto em relação à oferta de novas possibilidades de ensino e aprendizagem aos estudantes.

Mas não é de hoje que o crescimento nesta modalidade tem sido notado. Desde o ano de 2000, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ligado ao MEC (Ministério da Educação) acompanha o aumento tanto do número de ofertas de cursos a distância quanto do número de ingressantes a cada ano. Logo no início da coleta dos dados, foi registrada a existência de apenas 10 cursos de graduação a distância em todo o Brasil. Já na última edição (2018), houve um crescimento de 50,7%, em relação a 2017 com a oferta de mais de 3 mil cursos a distância. No ano anterior, eram pouco mais de 2 mil.

Em seu último censo, o INEP também confirmou a constância do crescimento no número de matrículas em EaD que é de 5% por ano.

Além de já ser uma opção cada vez mais vislumbrada pelos estudantes, a modalidade se tornou a solução ideal para enfrentar a realidade atual, devido sua flexibilidade e acessibilidade.

 

Principais vantagens do ensino a distância:

  •         Variadas formas de compartilhamento de conteúdo (vídeos, textos, aplicativos, jogos);
  •         Diferentes tipos de ensino-aprendizagem, entre outros.

EaD da UniFAJ

Com uma experiência de mais de 20 anos de atuação no ensino superior, o EAD UniFAJ oferece mais de 30 opções de graduação, além de cursos de pós-graduação e MBA.

Para o estudo, o aluno acessa o conteúdo, lê o material, assiste às aulas, realiza as atividades e cases, tudo pelo Ambiente Virtual do Aluno, cuja tecnologia é a CANVAS, que ocupa lugar de destaque no mercado!

O curso é dividido em módulos trimestrais e em cada módulo o aluno cursa três disciplinas e, ao final, realiza as provas presencialmente em um dos Polos Educacionais credenciados!

Além disso, o estudante dos cursos EaD pode usufruir da infraestrutura dos campi que dispõem de auditórios, anfiteatros, bibliotecas, interclínicas, laboratórios, informática, Projeto Educar, hospital veterinário, cozinha piloto, leiteria, ginásios poliesportivos, estufa, entre outros.

 

Referências

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dia-nacional-da-educacao-a-distancia-marca-a-expansao-de-ofertas-de-cursos-e-aumento-do-numero-de-alunos-matriculados/21206

https://revistaensinosuperior.com.br/ensino-ead/

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/49321-mec-atualiza-legislacao-que-regulamenta-educacao-a-distancia-no-pais

https://www.terra.com.br/noticias/dino/durante-a-quarentena-aumenta-o-numero-de-buscas-por-cursos-em-formato-ead,e4e11a6c5fc5b5f3e1d0b435ffbf006dsx21lq9x.html

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)