Grupo UniEduK capacita alunos de Enfermagem para Campanha de Vacinação contra Covid-19

Grupo UniEduK capacita alunos de Enfermagem para Campanha de Vacinação contra Covid-19

Treinamento está sendo realizado pelos professores das disciplinas práticas da graduação de Enfermagem aos estudantes do 7º e 9º semestre para futura atuação nas cidades de Jaguariúna e Indaiatuba

 

ODS_03 ODS_04

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Grupo UniEduK adotou uma série de iniciativas de combate contra a doença e, para isso, contou com a participação de estudantes de diversas graduações, sobretudo, os do curso de Enfermagem. Atualmente, esses alunos recebem capacitação para atuar na Campanha de Vacinação contra Covid-19. 

A princípio, a previsão é de que os estudantes do 7º e 9º semestres de Enfermagem contribuam nos munícipios onde estão localizadas as instituições de ensino UniFAJ (Jaguariúna) e UniMAX (Indaiatuba).A expectativa é que na próxima fase da vacinação, os alunos sejam envolvidos, assim sendo, estarão preparados para atuação na Campanha de Imunização contra o Covid-19”, destaca a professora Thaís Pedrini, uma das docentes que estão ministrando as formações. 

De acordo com a docente, os treinamentos estão acontecendo nos laboratórios dos campi de Jaguariúna e Indaiatuba, dessa forma, seguindo todos os Protocolos de Biossegurança elaborados pelo Comitê multidisciplinar do Grupo UniEduK. “Com grupos de no máximo 10 pessoas em cada capacitação, contamos com a participação e o envolvimento dos alunos de Enfermagem. A carga horária desempenhada será contabilizada como estágio obrigatório necessário para a conclusão do curso”, conta Thaís. 

Além de Thaís, contribuem com a capacitação, os professores Barbara Salla, Daniele Carvalho, Elaine Freire, Júlia Campos, Kátia Costa e Klênio Bonfim. Só para exemplificar, os conteúdos abordados por esses profissionais durantes as capacitações são:

  • Contextualização do Covid-19 no mundo; 
  • Características do Sars- Cov-2 e manifestações clínicas; 
  • Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, especificando as diretrizes do documento técnico do governo do estado de São Paulo e suas atualizações;
  • Boas práticas de aplicação das vacinas, especificamente, sobre os imunobiológicos Coronavac e Astra Zeneca, questões clínicas como os eventos adversos, contraindicações e uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção individual) e;
  • Sistema de Registros e Informação do estado de São Paulo – VACIVIDA.

 

Por fim, a docente destaca que essa capacitação faz parte das ações do Programa de Monitoramento Sars – CoV- 2, que engloba além da vacinação, atividades já realizadas pelos alunos como atendimento presencial e teleatendimento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na comunidade acadêmica, entre eles o “UniEduK Segura”. 

“Esta é uma vivência única para os estudantes, além de desenvolverem suas habilidades técnicas, contribui para uma experiência humanizada de forte cunho social neste momento histórico para todos os profissionais da saúde”, conclui a professora. 

 

Vestibular Continuado

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Crédito Fotos: Arquivo Pessoal