Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Grupo UniEduK cria concurso cultural sobre “Aleitamento Materno”

    Desafio foi proposto pela professora doutora Patricia Heleno Breno Queiroz aos alunos do curso de Enfermagem. Ideia surgiu a partir de uma palestra com a especialista no tema, Luciane Fernandes
     
    Motivados por uma palestra com a especialista em Aleitamento Materno Luciane Fernandes, os estudantes do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniMAX) foram desafiados a participarem de um concurso cultural sobre “Aleitamento Materno”.
    A proposta foi feita pela professora doutora Patricia Heleno Breno Queiroz, que leciona a disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente I. Para isso, os alunos deveriam produzir pôsteres sobre a temática e postar no Classroom dentro de uma semana.
    Em seguida, os professores do curso foram convidados como jurados para escolher os trabalhados realizados que foram compilados em um e-Book. Os três primeiros colocados foram presenteados com livros relacionados ao Aleitamento Materno originados da biblioteca pessoal da docente.
    “O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, no Brasil e no mundo. Em 2020, sob o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, os alunos foram recepcionados na primeira semana de aula do semestre com uma discussão sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente/mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta”, explica a docente. 
    Os temas apresentados foram: benefícios do aleitamento materno tanto para o bebê quanto para mãe; sexualidade durante a amamentação; o direito e as leis sobre amamentação; apoio profissional, de amigas e família; “Agosto Dourado”, mês dedicado à campanha de conscientização ao aleitamento materno; o acolhimento na promoção do aleitamento materno; entre outros.
    Entre as primeiras classificadas ficaram as alunas:1º Hillari Danielle Ignacio, receberá o livro “Amamentação: um híbrido natureza-cultura” de João Aprígio Guerra de Almeida; 2º lugar:  Gizele Fransin, receberá o livro “A criança terceirizada” de José Martins Filho e 3º lugar: Tainara Santos, que receberá o livro “Maternagem: uma intervenção preventiva em Saúde” de Ernesto Dudidovich e Themis Regina Winter. 
    A aluna Gizele Fransin considera a experiência incrível e se sentiu surpresa em ter ficado em segundo lugar. Tainara Santos, que conquistou terceiro lugar compartilha do mesmo sentimento. “A minha experiência no concurso cultural foi incrível! Tive a oportunidade de mostrar meus conhecimentos e criatividade, além de ter outra visão do assunto com a exposição de outros alunos. Agradeço muito essa oportunidade”, comenta. 
    “Foi uma experiência muito incrível, produzir uma imagem em relação a algo tão bonito quanto a amamentação. Quando uso a frase “o melhor jeito de amamentar é o seu” quero enfatizar que não há um jeito único e correto de amamentar, pois não é como se faz, e sim porque se faz. Gratidão pela oportunidade!”, considera a aluna Hillari Danielle Ignacio que conquistou o primeiro lugar. 
    Confira o material produzido pelos alunos: Concurso Cultural “Aleitamento Materno”.
     
    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

    Skip to content