Grupo UniEduK firma parceria com Prefeitura de Pedreira para estágio remunerado destinado a alunos do curso Enfermagem

Grupo UniEduK firma parceria com Prefeitura de Pedreira para estágio remunerado destinado a alunos do curso Enfermagem

Inicialmente, nove estudantes serão contemplados com bolsa e atuarão nas UBS e hospital do município. Conquista é um esforço da gestão acadêmica do curso e contará com apoio do CIEE

ODS_03ODS_04ODS_08* ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

 

O esforço e a dedicação da gestão acadêmica do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK resultaram em mais uma conquista em benefício dos estudantes da graduação: 10 bolsas de estágio remunerado em parceria com a Prefeitura de Pedreira.

De acordo com a professora Celene Aparecida Ferrari Audi os estagiários são alunos que irão concluir o curso no final de 2021 e devem atuar em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e hospital de Pedreira. Além disso, os estudantes, seguindo os protocolos de biossegurança e supervisionados por profissionais da área, farão parte do combate à Covid-19, aos moldes da ação do governo federal “O Brasil Conta Comigo”.

“No ano de 2020, com o início da pandemia, o Ministério da Saúde instituiu a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento do Coronavírus (COVID-19). Com isso, os municípios de Amparo, Pedreira e Jaguariúna fizeram adesão e nossos alunos do último ano foram para os serviços de saúde realizarem estágio supervisionado. Durante todo o período, os alunos que fizeram a adesão receberam bolsa, porém esta ação foi encerrada em janeiro de 2021”, conta a docente.

A partir do encerramento do programa, a gestão do curso de Enfermagem buscou novas formas para continuar oferecendo estágio remunerado aos alunos. “Diante desta situação fomos até os municípios para fazer nova tratativa dos campos de estágios e ainda estamos trabalhando neste sentido. A gestão do curso de Enfermagem e a secretária de Saúde de Pedreira discutiram a possibilidade de o município dar continuidade a esse modelo de estágio supervisionado, incluindo a bolsa de estudos. Com isso, a sra. Ana Lúcia Nieri Goulart buscou junto ao poder público municipal e conseguimos as bolsas de estudos”, explica a professora Celene.

Além da parceria com o Poder Público Pedreirense, o estágio supervisionado remunerado dos estudantes de Enfermagem conta com apoio do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). “Isto está sendo um grande avanço do curso de Enfermagem. Os alunos fazendo seus estágios supervisionados com bolsa é uma grande conquista. Estamos trabalhando em outros municípios para alcançar este mesmo objetivo”, conclui a docente.

Para os alunos, o estágio oferece também grande oportunidade de imersão nas atividades do serviço de saúde; acompanhamento do dia a dia da unidade de saúde; a possibilidade de “aprender-fazendo” e o desenvolvimento de habilidades desejadas para a formação do perfil profissional; realismo à formação acadêmica e pessoal dos estudantes participantes; entre outras.

Vestibular Continuado

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

 

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Foto: Arquivo SPDM