Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Grupo UniEduK oferece pós-graduação em Educação Médica com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem

    O curso de Educação Médica com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem é destinado a todos os docentes da UniFAJ, UniMAX, entre outras instituições de ensino.. Interessados devem realizar inscrições até dia 01º de março
    ODS_03 ODS_04
    Estão abertas até dia 01º de março, as inscrições para a pós-graduação em Educação Médica com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem oferecida pelo Grupo UniEduK. Para isso, os interessados devem se inscrever pelo link: Pós-graduação De acordo com o coordenador da especialização, professor Dr. Roberto de Queiroz Padilha, o curso é destinado, principalmente, aos docentes interessados em se aproximar das metodologias ativas assim como aos profissionais de saúde que, por força da sua atuação, precisam trabalhar com educação permanente. Dessa maneira, durante o curso, previsto para iniciar nos dias 5 e 6 de março, os participantes terão contato com as teorias de aprendizagem bem como aprenderão a praticar a facilitação/mediação de pequenos grupos. Além disso, se tornarão aptos a ajudar os alunos a construírem seu conhecimento, habilidades e fixar seus valores.  “Considerando as mudanças paradigmáticas que a educação do século XXI enfrenta, esse curso visa capacitar educadores para lidarem com os desafios da aprendizagem num mundo pós-moderno e globalizado, cujas relações se caracterizam pela fluidez, constante movimento e pouca previsibilidade”, destaca o docente.  Com a finalidade de trazer tecnologias educacionais inovadoras, a pós-graduação em Educação Médica com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem abordará: 

    • Aprendizagem baseada em problemas;
    • Aprendizagem baseada em times;
    • Aprendizagem baseada em projeto;
    • Espiral construtivista; 
    • Viagem educacional; 
    • Avaliação formativa critério referenciada, entre outras. 

    “Essa volatilidade das relações aponta para a perda de pontos de referência e para a tendência à individualização. Apesar dessa tendência, os problemas de saúde de nossos tempos têm raízes planetárias e cada vez mais precisam de soluções que incluam essa dimensão e o trabalho colaborativo dos diversos profissionais da saúde”, acrescenta professor Padilha.  Outro ponto de destaque da pós-graduação é que foi construído com base em currículos integrados e programas orientados por competência, que, em síntese, é explicado pelo docente como “integrado é o oposto de fragmentado, ou seja, no ensino tradicional, você divide o conhecimento em diversos pedaços e a integração fica depois por conta da capacidade de cada um de juntar os pedaços. Já no currículo integrado não há essa divisão e a construção do conhecimento vai acontecendo junto e misturado em processo”, ressalta.  Por fim, o curso está previsto para ser concluído em julho de 2022. Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 19h às 22h e aos sábados das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. 

    Skip to content