Grupo UniEduK promove oficinas do projeto “Garagem de Negócios”

Grupo UniEduK promove oficinas do projeto “Garagem de Negócios”

A “Garagem de Negócios” é uma trilha empreendedora adaptada de modelos de aceleração de negócios para startups destinada tanto a estudantes universitários bem como para alunos de Ensino Médio

ODS_04 ODS_09

Com a finalidade de despertar o empreendedorismo e apoiar ações e projetos inovadores, a Escola de Negócios do Grupo UniEduK promove, desde 2018, o projeto “Garagem de Negócios”, que, em síntese, consiste em uma trilha empreendedora adaptada de modelos de aceleração de negócios para startups oferecida a estudantes universitários e de Ensino Médio. 

Dessa forma, os alunos passam por seis oficinas com os seguintes temas: 

  1. Autodescoberta;
  2. Confiança Criativa;
  3. O que Já tenho?;
  4. Entender o Cliente;
  5. Modelo de Negócios e;
  6. Pitch (em resumo, breve apresentação a fim de despertar o interesse de investidor ou cliente pelo negócio. Deve conter apenas informações essenciais e diferenciadas). 

Como resultado, é esperado que, ao passar pela jornada empreendedora da “Garagem de Negócios”, os alunos desenvolvam competências como: identificar oportunidades; delimitar problemas; alocar recursos; lidar com mudanças e riscos, entre outros.

Antes de tudo, para participar das oficinas, a solicitação precisa ser feita pelos gestores acadêmicos, orientadores pedagógicos ou professores dos cursos de graduação do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH). Os encontros são realizados em aulas ou horários alternativos determinados pelos docentes. 

 

Escola de Ensino Médio: como participar da “Garagem de Negócios”?

Os responsáveis por escolas ou turmas de Ensino Médio da região, podem solicitar as oficinas por meio do e-mail gestor.escolanegocios@unieduk.com.br  ou escolanegocios.brenda@unieduk.com.br . Os docentes do Grupo UniEduK também podem fazer a solicitação pelos mesmos contatos. 

Uma das escolas que, por exemplo, realizam, anualmente, o projeto “Garagem de Negócios” é a E.E. (Escola Estadual) Professor Celso Henrique Tozzi em Jaguariúna. 

De acordo com o Gestor da Escola de Negócios, professor Rogério Gomes, no Ensino Médio, as oficinas são ofertadas com o intuito de despertar a semente empreendedora nos futuros estudantes universitários. 

 

Graduações que já receberam a “Garagem de Negócios” em 2021

A princípio, em 2021, o curso de Engenharia Agronômica da FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra) já recebeu as oficinas do projeto “Garagem de Negócios” dentro das atividades da “Semana do Agronegócio”.  

Desse modo, os alunos tiveram, durante um encontro online com duração de 60 minutos, os módulos: Autodescoberta e Confiança Criativa que proporcionaram muita atividade prática e interação.  

“Foi uma oportunidade para os alunos pensarem em Negócios, desenvolverem competências, treinarem a olhar oportunidades e tudo isso de forma leve e descontraída que encerrou de forma brilhante a Semana”, considera o diretor da FAAGROH, professor Geraldo Eysink. 

Nesse sentido, o gestor acadêmico do curso de Engenharia Agronômica, professor Ronan Pereira Machado destaca que a oficina cumpriu o objetivo de despertar as oportunidades do empreendedorismo nos alunos. “Com as práticas e dinâmicas ofertadas durante a apresentação, eles puderam verificar a importância de estar sempre conectado e usar as tecnologias para a solução de problemas”, ressalta. 

Por fim, o curso de Ciência da Computação também recebe mais uma edição da “Garagem de Negócios”. Por isso, o gestor acadêmico da graduação, professor Isaías Ramos, conta que, dessa vez, as oficinas foram oferecidas à turma do 3º semestre. Eles estão trilhando a jornada adaptada em três encontros que terminará com a apresentação de um Pitch para professores e convidados. Assim sendo, a imersão ao empreendedorismo um forte pilar no processo de aprendizado.  

“Vejo como algo muito importante trabalhar nos alunos esse espírito empreendedor, hoje em dia. O aluno precisa chegar nas instituições de ensino superior e ter essa agenda do futuro, em que envolva trabalhar toda essa prática de inovação, geração e seleção de ideias, propor soluções, entender essa dinâmica do mercado e, principalmente, saber modelar o negócio”, conclui o docente. 

 

Vestibular Online

O Grupo UniEduK, formado pela UniFAJ, UniMAX e FAAGROH, oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos ofertados nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Não perca tempo e inscreva-se agora para fazer seu Vestibular Online!

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)