Grupo UniEduK realiza roda de conversa sobre “Saúde do Trabalhador e Prevenção de Acidente”

Grupo UniEduK realiza roda de conversa sobre “Saúde do Trabalhador e Prevenção de Acidente”

Tema foi discutido entre alunos dos cursos de Gestão em Recursos Humanos e Psicologia com contribuição de profissionais do CEREST Indaiatuba

 

“Saúde do Trabalhador e Prevenção de Acidente” foi o tema da roda de conversa promovida pelo Grupo UniEduK entre os estudantes dos cursos de Gestão em Recursos Humanos (RH) e Psicologia e os profissionais do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Indaiatuba.

Entre as convidadas estavam Gabriela Menezes Rocha de Lima, técnica em Segurança do Trabalho, que abordou o contexto histórico de segurança e saúde do trabalhador; a importância da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) e; o papel do CEREST na vigilância em saúde do trabalhador e seus desafios.

Gabriela também discorreu sobre o contexto geral das diferenças culturais, legais e reais que compõem a realidade de saúde do trabalhador no país atualmente; SST (Saúde e Segurança no Trabalho) dentro das empresas e a importância do olhar diferenciado dos profissionais de RH; além dos desafios do RH em relação à mediação e promoção da saúde do trabalhador, entre outros assuntos.

Outra convidada foi a psicóloga Luciana Sinézio que falou sobre adoecimento no trabalho e a importância do olhar sensível do profissional de RH; acidente de trabalho e os agravos psicológicos; redes de apoio e promoção de cuidado psicossocial do trabalhador; projeto de saúde mental desenvolvido para profissionais da linha de frente do Covid-19; criação de espaços nas empresas para escuta de trabalhadores, etc.

Por sua vez, a enfermeira Ana Cláudia Fernandes de Souza Breve trouxe ao debate um histórico sobre saúde do trabalhador; apresentação sobre o CEREST: atendimento, equipe, público-alvo, funcionamento; tipos de CAT (Comunicações de Acidentes de Trabalho); responsáveis pela abertura; como são caracterizados os acidentes e doenças do trabalho; esclarecimentos de dúvidas sobre INSS e previdência social; e respondeu dúvidas diversas relacionadas à saúde do trabalhador.

A gestora pedagógica do curso de RH, professora Carla Borges, destaca que é muito importante para os alunos conhecerem programas desenvolvidos pelo CEREST na cidade de Indaiatuba, assim como a atuação da equipe e as formas de aproximação com as empresas. “Todos os programas têm como foco o bem-estar do trabalhador, portanto, o profissional de RH deve estar atento a ações de prevenção para a manutenção disso tudo”, comenta a docente. “Como estes alunos atuarão diretamente com o Departamento de RH, os mesmos devem saber quais os programas existentes para a Saúde e Segurança do Trabalhador”, acrescenta.

 

Clique no link e confira: Saúde do Trabalhador e Prevenção de Acidente”

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)