Desde o surgimento da Covid-19 e mesmo antes do primeiro óbito ser registrado em nosso país, nós já nos mobilizamos de forma unificada através da criação de um Comitê Gestor incluindo Professores, renomados Profissionais da Saúde e Infectologistas dos Cursos de Medicina, Gestores e Colaboradores de todos os setores da UniFAJ, UniMAX e FAAGROH para tratarmos da questão da biossegurança e das medidas que adotaríamos no desenrolar da situação.

Infelizmente a doença avançou para a condição de pandemia mundialmente e seus efeitos atingiram a todos, nos obrigando adotar medidas de contenção e distanciamento social. Migramos então as aulas do ambiente presencial para o sistema presencial on-line.

Em julho, num esforço conjunto de todas as nossas IES do grupo UniEduK e contando então com a contribuição dos nossos Cursos da área da Saúde, retomamos os trabalhos do Comitê Gestor de Biossegurança para criarmos um Protocolo unificado, que pudesse garantir o retorno gradativo das atividades práticas presenciais nas nossas unidades, assim que autorizado pelo Poder Público, visando a saúde e a segurança de todos de nossa Comunidade Acadêmica.

Depois de muitas ideias e discussões de alto nível, finalizamos o protocolo que foi devidamente aprovado e oficializado por meio de normativa da Pró-Reitora Acadêmica. Todos trabalharam incansavelmente para dar seguimento e cumprimento fiel aos itens do protocolo. E, por fim, chegamos ao grande momento do início do retorno às aulas práticas presenciais nos Campi das IES do UniEduK, feito de forma gradual, voluntária e muito responsável, iniciando-se pelos Cursos da área da Saúde como preconizado legalmente. Um ponto marcante e que trouxe novamente para a IES alunos, professores e colaboradores, de forma voluntária, para as atividades práticas presenciais, sem prejudicar aqueles que optaram – por alguma condição pessoal ou mesmo ato de manifestação de vontade – em manter-se nas atividades on-line/home-office, recebendo o conteúdo transmitido via captura dos vídeos em tempo real.

Seguindo o Protocolo, cada aluno presente no Campus recebeu EPI´s, teve aferida a temperatura corporal, orientações pela equipe do Curso de Enfermagem sobre as linhas gerais do protocolo e os cuidados essenciais, massiva comunicação visual em todos os locais das unidades além de tantas outras medidas. Sempre visando a SEGURANÇA de todos.

E a presença dos alunos precedida do atendimento desse protocolo, tem gerado gradativamente maior adesão dia-a-dia, por trazer o sentimento de segurança e bem-estar em estar de volta às nossas unidades.

Muito há ainda a ser feito mas temos a noção clara que estamos no caminho correto em cumprir nossa missão educacional com a preocupação premente com nossa Comunidade Acadêmica.

Enfim, queremos agradecer a cada um dos Profissionais da Saúde, Professores e Colaboradores que participaram desse processo, pois o resultado é claro, positivo e, em especial, fornece toda segurança necessária para este momento.

O comitê de Biossegurança continua atento a qualquer alteração no cenário da pandemia tanto em nossa cidade como região, estado e país e atuará sempre que necessário para adotar todas as atitudes necessárias à proteção de todos.

 

CONSU – CONSELHO UNIVERSITÁRIO

GRUPO EDUCACIONAL UNIEDUK

18/9/2020