O crescimento e a importância da Fisioterapia no combate à Covid-19

O crescimento e a importância da Fisioterapia no combate à Covid-19

Segundo o site de classificados de empregos, Catho, em 2020, em decorrência da pandemia, a profissão de fisioterapeuta hospitalar cresceu 725% e de fisioterapeuta respiratório 716%. O aumento representa oportunidades tanto para quem já estuda como para quem quer iniciar os estudos na área

 

Inegavelmente, os profissionais da área da saúde realizam um papel extraordinário no combate a Covid-19. Muitas profissões tiveram ascensão e reconhecimento de sua importância no ano de 2020 em decorrência da pandemia, com destaque para a Fisioterapia. Segundo o site de classificados de empregos, Catho, a procura por fisioterapeuta hospitalar cresceu 725% e por fisioterapeuta respiratório 716%.

A professora Vanessa Aggio, supervisora de estágio do curso de Fisioterapia do UniEduK, explica que “o papel do fisioterapeuta se inicia na internação ao avaliar a necessidade ou não de oxigenioterapia e qual método irá utilizar. Após isso, ele é o responsável pela ventilação não invasiva que pode evitar a intubação e quando o paciente está intubado é o responsável pela ventilação mecânica, posicionamentos, prescrição e execução de protocolos de fisioterapia motora e extubação do paciente”, conta.

Outro ponto destacado pela docente é que a Fisioterapia além de, muitas vezes, prevenir a intubação, é a responsável pelo manejo do paciente em ventilação mecânica. “No pós Covid, o fisioterapeuta reabilita o paciente de forma global desde a decanulação até a reabilitação motora, pois muitos pacientes chegam sem conseguir andar e com cansaço crônico”, ressalta Vanessa.

 

Atuação dos estudantes e alumnis do UniEduK

A professora Vanessa salienta que a necessidade do fisioterapeuta hospitalar aumentou muito durante a pandemia e, consequentemente, o reconhecimento da sua contribuição para a reabilitação e promoção da saúde.

Além disso, a docente destaca que esse crescimento foi perceptível também dentro do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) em Indaiatuba, onde os alunos do Grupo UniEduK realizam estágios e muitos ex-alunos são funcionários. “Antes da pandemia, por exemplo, tínhamos no HAOC, três fisioterapeutas por dia atuando 18 horas. Hoje, temos sete fisioterapeutas por dia atuando 24 horas, mais dois no ambulatório pós Covid e um no atendimento domiciliar”, comenta.

Esse aumento da demanda e a busca por fisioterapeutas representa oportunidades não apenas a curto prazo para profissionais já formados, mas também para quem deseja iniciar os estudos em Fisioterapia. Segundo Vanessa, a procura foi tão alta que evidenciou a escassez da mão de obra na área. “Vivemos um período durante a pandemia em que não tínhamos mais fisioterapeutas para contratar”, revela.

Formado pela UniMAX, Allan Falleiros é um dos profissionais que conquistou em 2020, uma semana depois de sua colação de grau. Ele atua na UTI respiratória do Covid no HAOC”. Após a faculdade já sabia o que queira fazer e logo ingressei na pós-graduação também pela mesma instituição. Hoje trabalho como plantonista no hospital Augusto de Oliveira Camargo. A graduação, metodologia de ensino e estrutura da universidade foram meus alicerces para que hoje eu tivesse bagagem para atuar na área. O Centro Universitário é muito completo em todos os âmbitos e investe pesado no ensino com seus alunos”, ressalta.

Por fim, a pandemia também se revelou um grande campo para o aprendizado prático aos estudantes. Para a garantia de segurança à saúde, os estagiários do curso de Fisioterapia não atendem diretamente os pacientes contaminados pela Covid, mas atuam no tratamento pós Covid, quando já não existe mais risco de transmissão, seguindo todos os protocolos de biossegurança. “A instituição visa pela prática desde o primeiro semestre, com isso o aluno tem a oportunidade de aprender e vivenciar o desafio de reabilitar desde o começo, assim tornando o aprendizado mais real e ao mesmo tempo desafiador”, conclui.

Saiba mais sobre Fisioterapia!

 

Vestibular Continuado

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Foto: Arquivo Pessoal – feita antes da pandemia de Covid-19