Agende uma visita!

UniFAJUniMAXFAAGROH

O papel e as responsabilidades do profissional de Nutrição e Alimentação Escolar são tema de palestra do Grupo UniEduK

Curso de Nutrição convidou Jenifer Estefani Zerbinatti e Carla Cristina Basso Albertoni para apresentarem o tema aos estudantes que manifestaram satisfação pelo conhecimento adquirido

O curso de Nutrição do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX) promoveu uma palestra sobre “O Profissional de Nutrição e Alimentação Escolar” que contou com a contribuição das nutricionistas Jenifer Estefani Zerbinatti e Carla Cristina Basso Albertoni, que relataram suas práticas profissional no âmbito da alimentação escolar.
    Jenifer Estefani é nutricionista e Alumni da UniFAJ (2016). Ela atua na Alimentação Escolar na cidade de Pedreira, sendo responsável pela fiscalização e auditoria com foco em qualidade e segurança dos 66 profissionais envolvidos na área, que atendem 17.867 alunos, distribuídos em 27 escolas.
    Por sua vez, Carla Basso é nutricionista há 14 anos e atua na cidade de Monte Alegre do Sul, sendo responsável pelo treinamento e supervisão da alimentação para 1.600 alunos em 8 escolas. Carla foi supervisora de estágios em Nutrição Social da UniFAJ no período de 2016 a 2018.
    De acordo com a gestora do curso, professora Jacqueline Magno, a palestra abordou o papel do nutricionista em Alimentação Escolar, o processo de ingresso nessa área, as rotinas e responsabilidades do profissional e como o setor atuou no período de pandemia. Além de contar, como em função das escolas fechadas, trabalharam com a distribuição de cestas, kits e alimentos estocados nas escolas, que foram distribuídos aos alunos carentes.
    “Neste momento, as profissionais estão em planejamento de cardápios conforme a nova resolução determinada pelo Ministério da Educação, que abrange nova conduta alimentar aos alunos, que deverá ser implantada em janeiro do próximo ano”, explica a docente.
    O tema abordado faz parte da disciplina de Planejamento e Gestão do Setor alimentício, conteúdo ministrado aos alunos do 4° semestre de Nutrição pela professora Jacqueline Magno. “O foco foi trazer a prática profissional para a sala de aula e reforçar os conhecimentos sobre o planejamento de cardápios conforme o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, tema este, primordial na formação do nutricionista, com vasta atuação dos alunos em estágios obrigatórios e supervisionados, em diferentes cidades da região”, destaca a professora.
    Segundo a gestora, os aspectos mais importantes relatados aos alunos foram: o processo de planejamento de cardápios e a importância do setor de compras e agricultura familiar (exigência do programa). “Além disso, foram abordados os aspectos da alimentação escolar para alunos especiais, treinamento e segurança do trabalho para os funcionários do setor”, completa Jacqueline.
    Para a professora, a principal mensagem deixada aos alunos foi sobre a diversificação para atuação profissional e a realização da prática nutricional junto aos escolares, contribuindo para hábitos alimentares saudáveis e manutenção da saúde para crianças e jovens.
    Ao término da palestra, os alunos responderam um questionário que foi entregue às profissionais. “As mensagens foram motivadoras e apresentaram a satisfação que os alunos tiverem ao ouvirem sobre mais um campo profissional de atuação”, salienta Jacqueline.

Confira algumas respostas de alunos:
    “Muito obrigado pela palestra, seus conhecimentos agora viraram nossos também, agradeço por somar para nós como futuros profissionais” – Thiago Martins.
    “Quero agradecer por este momento de conhecimento passado para todos nós, foi um momento inspirador e de muito aprendizado! Gratidão” – Lucas Michel Mion Gottardo.
    “A palestra foi inspiradora, apesar de ser uma área com bastante desafios mostra o quanto é gratificante. Além disso, quem seguir para essa área é uma maneira de corrigir o que tanto reclamávamos da comida na época da escola” – Alyne Rosa de Souza.
    “Obrigada por compartilhar conosco experiências e vivências, nos motivar e nos fazer ter a certeza de que estamos no caminho certo” – Cristina Fernandes de Carvalho.
    “Vocês dividiram conosco a experiência do dia a dia de trabalho com um brilho no olhar por amor a profissão. Trabalho realizado com profissionalismo, responsabilidade e conhecimento técnico-científico. Agradeço muito as convidadas e a professora Jacqueline por aceitar minha sugestão. Simplesmente foi a AULA de PNAE” – Juliana de Oliveira Paduan.
    “Parabéns Carla e Jenifer pelo trabalho de vocês. Maravilhoso! O cuidado e a empatia pelas crianças são contagiantes” – Lucilene Rodrigues dos Anjos.
    Confira a palestra em: “O Profissional de Nutrição e Alimentação Escolar” .
    Vestibular Continuado
    O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.
    Inscreva-se! – Vestibular Continuado

Edição e revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)
    Crédito: Banco de Imagem