Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    ODS 6 – Água potável e saneamento: O que eu tenho a ver com isso, afinal?

    Será que os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte do meu dia a dia e eu nem faço ideia?
     
    Primeiramente, você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? 
    Em síntese, os ODS fazem parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para 193 líderes mundiais. 
    São 17 objetivos, integrados e indivisíveis, que formam um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil com o intuito de assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios de nossa sociedade.
    Com toda a certeza, o Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais e há anos já desenvolve isso com seus alunos e toda comunidade.
    Hoje vamos conhecer o ODS 6. A proposta é que você mergulhe nessa jornada pela sustentabilidade do planeta e responda para si mesmo: o que eu tenho a ver com isso?
     
    ODS 6 – Água potável e saneamento 
    Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos
     
    Você sabia que a escassez de água afeta mais de 40% das pessoas em todo o mundo? De acordo com dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 1980 para cá cerca de 2 bilhões de pessoas tiveram acesso à água potável e de qualidade. Porém, o aquecimento da temperatura global do planeta é uma ameaça forte na diminuição desse número. E você já parou para pensar no impacto que é não ter acesso à água? Quantas de nossas atividades ficam afetadas pela falta desse recurso? E a nossa saúde? É por isso que as primeiras metas deste ODS são:  6.1 Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos; 6.2 Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade. 


    Clique aqui e saiba mais sobre esse ODS!
    Objetivo #06: água potável e saneamento 
     
    O papel das empresas em relação aos ODS6 – Água Potável e Saneamento 
     
    ODS #6: Água limpa e saneamento • IBGE Explica


    Confira alguns destaques de nossos cursos ligados ao ODS 6

     
    Texto: Renata Lacerda
     

    Skip to content