Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Projeto “UniEduK Segura” do curso de Enfermagem atua no combate a Covid-19

    Estudantes de todos os semestres da graduação da UniMAX e UniFAJ auxiliam no monitoramento de saúde, com coleta de dados referente a sinais e sintomas precoces do Covid-19, entre outras ações
     
    No Grupo UniEduK, as ações de prevenção ao Covid-19 contam com o reforço dos estudantes de todos os semestres do curso de Enfermagem da UniMAX e da UniFAJ. O projeto “UniEduK Segura” já era realizado de forma regular na graduação e passou a integrar o protocolo de biossegurança estabelecido pelas instituições do Grupo para a retomada gradual das aulas presenciais.
    A gestora acadêmica do curso de Enfermagem, professora Dra. Celene Aparecida Audi Ferrari, explica que os alunos das unidades de Jaguariúna e Indaiatuba já desenvolvem atividades nos campi, de promoção da saúde e prevenção das doenças de maneira rotineira, isto é, ‘prestam cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade – conforme RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2001, que é uma das competências desenvolvidas ao longo dos cinco anos de curso.
    E ela salienta: “Não podia ser diferente, neste momento que estamos passando, em relação a pandemia Covid-19. Os alunos assumiram com rigor ético e científico ações de promoção da saúde e vigilância em saúde em toda comunidade acadêmica, adotando e orientando comportamentos e procedimentos que contribuem para um ambiente seguro e salubre, com respeito à dignidade humana e segurança nas áreas de ensino”.
    Entre as ações desenvolvidas pelos futuros enfermeiros estão atividades de educação em saúde; monitoramento de saúde, com coleta de dados referente a sinais e sintomas precoces do Covid-19; verificação de temperatura; busca ativa e monitoramento dos casos suspeitos, com um levantamento epidemiológico.
    Outras atividades realizadas pelo projeto “UniEduK Segura” são atendimento de urgência, como traumas, desmaio, crise convulsiva e queixas em geral, com abordagem e encaminhamento para serviços de saúde, se necessário; treinamento e capacitação sobre primeiros socorros com os alunos do curso de Enfermagem, conforme relata o orientador pedagógico do curso professor Ms. Alexandro Marcos Menegócio.
    “É um projeto desafiador, que exige bastante do aluno, mas ao mesmo tempo me sinto muito feliz e orgulhosa de participar de um projeto como esse. Não são todas as universidades que proporcionam um atendimento inicial de urgência e emergência para alunos e funcionários, além de oportunidades dos alunos, desde o primeiro ano, participarem adquirindo a prática profissional”, considera a aluna Tainara Bento dos Santos, responsável pelo “UniEduK Segura” na unidade em Indaiatuba.
    A estudante acrescenta, que além do desafio, o compromisso e a responsabilidade pelo projeto: “possibilita adquirir algumas habilidades como enfermeiro como dimensionamento da equipe, proporcionar treinamentos, realizar escala de serviço, dimensionamento e organização de espaço físico, participar da elaboração dos protocolos operacionais padrão, além do atendimento de urgência e emergência”, diz.
    Por fim, a gestora do curso, ressalta a importância do projeto para alunos envolvidos. “Este projeto permite aproximação dos alunos com a comunidade acadêmica, desenvolvendo além das competências técnicas as competências socioemocionais, tão necessárias para desenvolver capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir, nos comportamentos, atitudes, crenças, qualidades emocionais e sociais, necessária para relacionar consigo mesmo e com a sociedade”, conclui Celene.
     
    Vestibular 2021
    O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.
    Inscreva-se: Vestibular 2021
    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

    Skip to content