UniFAJ PASSA A INTEGRAR A MAIOR INICIATIVA DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA DO MUNDO

A UniFAJ ingressou na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Tendo como objetivo “promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos PROJETOS DE VIDA de seus alunos”, nossa IES atende diretamente ao ODS 4. Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Além disso, promove atividades práticas dentro da graduação voltadas às temáticas socioculturais, proporcionando assim diversas oportunidades de os alunos atuarem como agentes transformadores da sociedade. É o caso do projeto “Desenvolvimento de Processos e Sistemas de Informação”, desenvolvido por alunos e docentes do curso de Engenharia de Produção, na disciplina de Administração de Sistemas de Informação. Em atuação com uma OSC da área de hotelaria social, o projeto teve o objetivo de documentar os processos e modernizar as ferramentas de gestão utilizadas. Dessa forma, está alinhado com os ODS 3, 9, 10, 12 e 16.

Os resultados dessa e outras iniciativas desenvolvidas pelos cursos podem ser comprovados em nossos relatórios anuais, onde são divulgadas as iniciativas produzidas pelos cursos.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da UniFAJ com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 900 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar periodicamente o nosso progresso em relação aos 10 princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br